À conversa com: Romeu Lucena

Romeu tem 81 anos e toca guitarra “desde que se lembra.” Nascido e criado em Vila Real, ocupa o seu tempo entre Vila Nova de Gaia e o Brasil há largas décadas e afirme com um sorriso na face: “visito a família sempre que posso e faço de tudo para me manter vivo… para me sentir vivo.”

É com alegria que reconta a história de quando o seu tio lhe comprou a primeira guitarra portuguesa com apenas 13 anos de idade. “Soube logo que queria fazer aquilo durante o resto dos meus dias. Senti um elo muito natural com o instrumento desde o início. Comecei a aprender os primeiros acordes e a partir daí nunca mais o coloquei de parte,” afirma.

Os anos em que foi forçado a manter um pequeno distanciamento da música foram insuficientes para esfriar a sua paixão. Em pleno regime ditatorial, viu-se obrigado a se alistar no exército, onde passou 3 anos que Romeu descreve como “provavelmente os mais difíceis da vida. A guerra não passava indiferente a ninguém, e, com 19 anos, o medo da morte era uma coisa aterrorizadora.”

As memórias distantes deram lugar a um presente em que prevalece a paz de espírito e a tranquilidade. “Sinto-me bem. Vivi com energia e sinto que tenho muita sorte em poder hoje estar aqui, a respirar este ar e a ter esta conversa.” Adianta que a música sempre foi o seu principal refúgio e refere que, apesar de não ter sequer tentado seguir uma carreira nesse ramo – “nunca conseguiria competir com o Carlos do Carmo,” refere num tom humorístico -, tem a certeza de que “sem ela, sentiria um vazio enorme.”

Romeu concordou em tirar umas fotos com o underproducer durante a conversa: a pequena galeria encontra-se disponível abaixo. Também podes aceder às páginas do Facebook e do Instagram para ver estas fotografias e mais.

Romeu Lucena – galeria no Facebook.
Underproducer no Facebook.
Underproducer no Instagram.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: