À conversa com: João Seara

João Seara tem 20 anos, já toca piano “desde os 7,” e revela-se ambicioso na sua carreira artística. O músico tem vindo a animar as tardes da Ribeira do Porto nos últimos tempos com a sua música. O local atrai o jovem “pela paisagem linda” e pela resposta do público às suas pequenas demonstrações, que é consistentemente “muito positiva e encorajadora.”

João refere que a sua passagem pelo Conservatório de Música do Porto foi essencial em moldar o estilo musical que hoje o define. O contacto com música clássica e jazz desde cedo ajudaram-no a “desenvolver um conjunto de capacidades importantes para criar a minha própria cena.” Mas agora os seus interesses recaem noutras coisas. “Faço um bocado de produção em música electrónica. Trabalho ainda com o Ruivo.” O rapper mencionado tem um bem-sucedido canal de YouTube, e conta com a produção e criatividade de Seara nos seus projectos.

O jovem pianista admite que os incentivos que recebe da sua plateia levam-no a querer ir à procura de mais num nível individual. “Desde que comecei a tocar na rua o pessoal costuma pedir discos e perguntar onde me pode ouvir. Eu ainda estou a demorar para criar um canal do YouTube só meu e fazer aquilo que gosto de fazer.” Mas promete que num futuro próximo dará os passos seguintes.

Apesar das dificuldades que se conhecem bem naquilo que diz respeito à arte de tocar na rua, Seara afirma que tem tido a sorte de conquistar para si um público cada vez mais significativo e interessado no que ele tem para oferecer. Olha para o futuro com confiança e esperança, mas lembra: “é sempre um pé de cada vez, seja aqui ou onde for.”

O underproducer abordou o João e ele permitiu que fossem tiradas umas fotografias durante o tempo em que pudemos estar juntos. Abaixo está disponível a galeria – encontram-se igualmente fornecidos os links para as páginas de Facebook e Instagram, onde podem ser visualizadas estes e outros “shots.”

 

Joao Seara – galeria no Facebook.
Underproducer no Facebook.
Underproducer no Instagram.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: